Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

Biografia

Marco Aurélio Ubiali nasceu no dia 07 de outubro de 1949 em Franca, interior de São Paulo. De família simples e muito humilde, é o mais velho de nove irmãos e, por causa das necessidades da época, aos nove anos se tornou engraxate para ajudar no orçamento familiar. Pouco tempo depois, teve a oportunidade de trabalhar como montador em uma fábrica de sapatos e, mais adiante, foi entregador de pães e vendedor de laranjas nas ruas da cidade.

Menino trabalhador já aos doze anos, aprendeu a enxergar a vida pelos olhos daqueles que mais necessitavam e pôde entender melhor os anseios das pessoas, seus sonhos e suas carências. Pessoalmente seu objetivo era ganhar bastante dinheiro para poder comer pastel e beber guaraná sempre que quisesse, um luxo da época.

Sempre lutador e com boa vontade, formou-se técnico em contabilidade, mas a aproximação precoce com o ser humano o motivou a buscar um futuro em que realmente pudesse fazer a diferença. Contando com a ajuda de algumas pessoas, entre elas a família, se dedicou aos estudos para realizar seu maior sonho: se tornar médico. Fez vestibular em três universidades federais, foi aprovado em dois, mas optou por estudar na Universidade Federal de Minas Gerais, especializando-se futuramente em neurocirurgia e tornando-se um dos profissionais mais respeitados na sua área.

Assim, Marco Aurélio Ubiali se tornou Dr. Ubiali e retornou para Franca em 1978 onde trabalhou por dezessete anos na Santa Casa da cidade, atendeu no Pronto Socorro Municipal e foi um dos fundadores do Hospital São Joaquim. Foi em Franca, sua terra natal, que formou sua família, casando-se com a Dra. Eugênia Maria Amorim Ubiali, também médica, com quem teve dois filhos, Guilherme e Júlia que o ensinaram uma das mais importantes e recompensadoras funções de sua vida, a de pai.

A vontade de poder ajudar e fazer a diferença na vida das pessoas sempre fez parte do destino do Dr. Ubiali. Assim, além de toda experiência profissional, acumularam-se também mais de trinta anos em favor das pessoas com deficiência através de trabalhos totalmente dedicados às APAES – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais; sendo, inclusive, presidente da Federação das APAES do Estado de São Paulo por três mandatos não consecutivos, onde pôde lutar por uma sociedade mais inclusiva.

E foi essa história de vida e aproximação com o coletivo que ajudaram Ubiali a entender vários movimentos na economia e na política, fazendo com que, em 2002, disputasse pela primeira vez uma eleição em busca de uma vaga na Câmara dos Deputados. A partir daí, foram seis eleições disputadas, oito anos como deputado federal e ainda a experiência de compor a equipe de peso do atual vice-governador do Estado de São Paulo, Márcio França.

Hoje, aos 66 anos, Dr. Ubiali acumula em sua trajetória uma experiência invejável em políticas públicas, já que pôde exercer atividades relacionadas ao diagnóstico e planejamento, à execução e avaliação das ações e políticas estabelecidas pelo governo nas esferas federal e estadual, de prestação de serviços para a comunidade em geral.

Satisfeito e feliz com sua história, acredita que pôde fazer a diferença na vida de muitas pessoas, inclusive na de seus familiares, e quer ter a oportunidade de fazer ainda mais por Franca, a cidade que lhe proporcionou todas as conquistas de sua vida.

Dr. Ubiali com sua esposa, Dra. Eugênia, e seus filhos Guilherme e Júlia.